Administradora_de_Condomínio_02_edited.jpg

Arrecadação e Cobrança

Emissão de Boletos

Arrecadação - Administradora Condomínio.png

Arrecadar fundos suficientes para suprir as despesas do condomínio, é função primordial do síndico, e a administradora tem o dever de auxiliar nesse processo. Por isso, oferecemos o serviço de emissão de boletos para rateios ordinários e extraordinários, além de cobranças específicas e pontuais, como multas, alugueis de salão de festas, churrasqueiras, vagas de garagens, entre outros. Os boletos de condomínio são emitidos sempre em conformidade com as aprovações da assembleia condominial e das respectivas frações ideais de cada unidade autônoma, com responsabilidade e com a aprovação do síndico.

Repasse dos Consumos

Além de arrecadar as cotas condominiais, a emissão de boletos é uma forma de realizar o repasse dos consumos de água e gás de cada apartamento ou unidade autônoma. A medição e a cobrança individualizada dos consumos de água e gás, é a maneira mais justa e moderna de repassar os gastos aos condôminos. Nosso software transmite automaticamente, as informação enviadas pela empresa terceirizada que realiza a medição dos consumos, e os valores são emitidos no boleto condominial de cada condômino. Com base no cálculo desses consumos, o condomínio pode cobrar com justiça os seus moradores.

Consumos - Administradora Condomínio.png

Emissão com Antecedência

Boleto - Administradora Condomínio.png

Sempre com a aprovação do síndico, emitimos os boletos condominiais com no mínimo 15 dias de antecedência aos seus vencimentos, para que os condôminos tenham tempo de se programar para o pagamento. A expedição dos boletos pode ser realizada via e-mail, correio ou para o próprio edifício, de acordo com o desejo do condômino. A emissão de uma 2ª via dos boletos, está sempre disponível para a gestão dos condôminos, de forma online, pelo nosso site ou aplicativo. Login

Pagamentos via DDA

Além das diversas formas de envio dos boletos, oferecemos a opção de pagamento dos boletos condominiais via DDA (Débito Direto Autorizado), onde o débito aparece diretamente na conta do cliente. Com o DDA não há a necessidade do boleto físico, e com apenas um click o condômino autoriza o seu pagamento direto pelo aplicativo do banco no seu celular, facilitando e agilizando o processo administrativo de arrecadação do condomínio.

DDA - Administradora Condomínio.png

CND - Certidão Negativa de Débitos

CND - Administradora Condomínio.png

A CND é exigida na ocasião de passagem de escritura do apartamento ou imóvel, com a assinatura do síndico e reconhecimento de firma em cartório. Os condôminos podem também, solicitar uma CND simples (sem a assinatura do síndico) junto a nossa equipe administrativa, assim que iniciam uma negociação da casa ou apartamento, apenas para se certificar de que não nenhuma dívida vinculada ao imóvel. Ambos estes documentos são fornecidos pela Alpgrem sem custo algum para o condomínio ou condômino.

Cobrança de Inadimplentes

Talvez o maior e mais recorrente problema dentro dos edifícios de todos os tamanhos e padrões, seja a inadimplência, e é função da administradora auxiliar o síndico na arrecadação de recursos necessários para arcar com as despesas do condomínio. O corpo diretivo tem basicamente 3 opções para efetuar a cobrança de condôminos inadimplentes, são elas: a cobrança administrativa ou extra judicial, o protesto e a cobrança judicial. A Alpgrem garante custo zero de honorários para o condomínio em qualquer uma das etapas da cobrança de inadimplentes. Acreditamos que o combate à inadimplência, é um dos pilares da administração condominial, e todo o dia buscamos nosso objetivo de um condomínio com 0 % de taxa de inadimplência.

Cobrança - Administradora Condomínio.png

Cobrança Administrativa/Extrajudicial

Cobrança administrativa - Administradora Condomínio.png

Um condômino que está inadimplente há 1 mês, exige uma cobrança diferente daquele que já deve a 5 meses, como também é possível identificar aquele condômino que claramente esqueceu de pagar. Por isso, possuímos uma equipe de alto padrão, especializada e focada na cobrança Administrativa ou Extrajudicial diária. Contatamos o condômino inadimplente por meio de telefonemas, e-mails, comunicados e cartas de cobrança, para negociar a melhor forma de pagamento da dívida. A cobrança administrativa é a opção mais simples e rápida para o condomínio receber suas cotas em aberto. Na maioria dos casos, esse tipo de cobrança é suficiente para solucionar cotas condominiais em atraso, e na Alpgrem, nada disso tem custo adicional.

Protesto

Oferecemos ao síndico e conselheiros do condomínio, a opção de apresentarmos as cotas em aberto para protesto, de acordo com a lei 13160/80. O protesto é uma fase intermediária no processo administrativo de cobrança de inadimplentes. A partir do memento em que o condomínio apresenta uma dívida para protesto, o cartório determina uma data limite para o pagamento da mesma. Caso o condômino inadimplente não quite a dívida dentro do prazo determinado, o mesmo ficará impedido de solicitar qualquer tipo de crédito e seu nome passará a constar na lista do SERASA.

Protesto - Administradora Condomínio.png

Cobrança Judicial

Cobrança judicial - Administradora Condomínio.png

Na Alpgrem a judicialização de uma dívida de um dos condôminos, e realizada por intermédio de um escritório de advocacia especializado, de escolha do síndico e do corpo diretivo, e sem vínculo com a administradora. Nós não incorporamos as cotas em aberto com o nosso contrato de administração do condomínio. O processo de cobrança judicial é feito por meio de ação sumária, sempre com autorização do síndico, com a assinatura de procuração e contrato específico, ficando o condomínio isento de qualquer pagamento a título de honorários advocatícios. Ao condômino inadimplente será imputada a cobrança dos honorários advocatícios, calculados sobre os valores dos respectivos débitos (principal, multa, juros e correção monetária), exclusivamente para rateios ordinários e extraordinários. Não estão incluídas multas e outras cobranças específicas.

Cobrança Inadimplentes - Administradora Condomínio.jpg