top of page
  • Foto do escritorAlpgrem

Dicas para avaliar e controlar a manutenção dos Geradores do Condomínio.

Atualizado: 8 de jan. de 2022

O gerador protege o Condomínio contra os danos causados pela falta de energia elétrica. Zeladores e síndicos devem acompanhar e avaliar a manutenção do equipamento.

Reforma ABNT - Apartamento em Condomínio
Grupo Gerador

O grupo gerador assegura o fornecimento de energia elétrica para o condomínio, nos casos de falha ou queda de energia da concessionária. Nestas ocasiões, o equipamento é ligado automaticamente e abastece o condomínio por um período que varia conforme a sua potência.Os geradores podem alimentar elevadores, portões eletrônicos, portarias remotas, alarmes, interfones, iluminação da área comum e até equipamentos domésticos dentro das unidades autônomas.


Condomínio que contam com um grupo gerador, estão menos expostos à falta de energia elétrica, e aos danos que ela pode causar como por exemplo: pessoas presas nos elevadores, falhas na segurança, dificuldades para quem tem mobilidade reduzida, acidentes causados pela falta de iluminação, queima de equipamentos eletroeletrônicos. Além da segurança, outra vantagem para o condomínio que conta com um gerador, é que o mesmo poder ser acionado em momentos de alta demanda de energia, ou horários nos quais o valor cobrado pelas concessionarias é mais caro, resultando em economia na conta de energia elétrica.


A decisão pela compra de um grupo gerador é uma das diversas responsabilidades importantes do síndico e do corpo diretivo, assim como a decisão de qual empresa executará a manutenção mensal do equipamento. Esta empresa deve ser especialista na conservação e monitoramento de geradores, além de possuir equipe especializada para tal serviço.


Quando o assunto é a manutenção, o zelador tem o papel fundamental de acompanhar a empresa que presta o serviço de manutenção. Ele também deve entender, ao menos basicamente, o funcionamento do gerador em caso de emergência ou reabastecimento. Mas o síndico também pode se inteirar, e buscar aprender mais sobre o funcionamento e conservação do grupo gerador do seu condomínio.


Seguem abaixo algumas dicas e prazos referentes a manutenção de cada componente de um grupo gerador:


· Correias: As correias de seu equipamento estão chegando no limite de vida útil garantida. As correias do motor, por serem manufaturadas em borracha, têm uma vida útil estimada de três anos, devendo ser substituídas dentro deste período. A eventual ruptura de uma correia deixará o equipamento inoperante. Por este motivo, recomendamos que seja efetuada a troca de forma preventiva para evitar riscos quando da falta de energia elétrica da concessionária.


· Óleo E Filtros: A substituição do óleo lubrificante, assim como os filtros combustível, filtro lubrificante e filtro de água, deve ser executada à cada 250 horas de funcionamento ou seis meses a contar da última troca, prevalecendo o que ocorrer primeiro. Esta substituição é necessária, pois o lubrificante oxida-se em contato com oxigênio e na presença de calor, condições normais dos motores, além de se contaminar com a unidade do ar acumulando água, o que faz com que o lubrificante perca suas propriedades. A substituição do óleo lubrificante e filtros dentro do prazo estabelecido pelo fabricante é de fundamental importância para que o equipamento trabalhe dentro de suas condições ideais de funcionamento. Prolongar o período das trocas pode causar um desgaste prematuro em algumas peças assim como um maior esforço do motor, diminuindo sua vida útil. Desta forma, como estamos chegando próximo do prazo informado, recomendamos a substituição do óleo e filtros.


· Mangueiras De Arrefecimento: As mangueiras de arrefecimento de seu equipamento estão chegando no limite de vida útil garantida. As mangueiras de arrefecimento têm vida útil estimada de três anos. A ruptura de alguma mangueira leva a perda do líquido de refrigeração. Caso o motor funcione sem refrigeração haverá sobreaquecimento dos cilindros podendo provocar danos irreversíveis. Desta forma, como estamos chegando próximo do prazo informado, recomendamos a substituição das referidas mangueiras.

· Mangueira De Combustível: As mangueiras de combustível de seu equipamento estão chegando no limite de vida útil garantida. As mangueiras de combustível por serem de borracha siliconada e transportarem combustível têm vida útil estimada em um ano. Como são responsáveis pelo abastecimento de combustível para o motor, uma eventual ruptura tornará o equipamento inoperante. Desta forma, como estamos chegando próximo do prazo informado, recomendamos a substituição.


O síndico que não dispõe de verba para investir na compra do gerador, pode optar pela locação, que também é uma opção viável na hora de incorporar esta solução ao condomínio, e em alguns casos, economicamente mais interessante. A empresa locatária fica responsável pela indicação do modelo, da potência, do tipo de combustível e da emissão de ruídos que mais se adequam às necessidades do condomínio, além de garantir a manutenção do equipamento.


Os geradores garantem a energia elétrica no condomínio, em caso de falha na distribuição. Zeladores e síndicos devem possuir conhecimento sobre o funcionamento do grupo gerador para acompanhar e avaliar a manutenção do equipamento. O condomínio deve contar com empresa idônea e especializada na conservação mensal do gerador.


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page