top of page
  • Foto do escritorAlpgrem

Qual a melhor escolha: caixa acoplada ou válvula de descarga?

Atualizado: 25 de abr. de 2022

A caixa acoplada consome até 5 litros a menos, e Síndicos podem incentivar métodos mais sustentáveis aos condôminos.

Animais Domésticos - Administradora Condomínio
Caixa acoplada ou válvula de descarga

A água é um dos bens naturais mais preciosos para a vida, e esse bem, está cada vez mais escasso no planeta. A água para consumo (aquela inodora, insípida e incolor) está gradativamente mais insuficiente, visto haver muita contaminação de rios e lagos. Somando-se a essa realidade a preocupação com as questões ambientais e a sustentabilidade, fazem com que sejam encontradas formas de economia de água. Na era da sustentabilidade, Síndicos e administradores são cobrados para garantir que o condomínio seja exemplo de desenvolvimento sustentável, e incentivar métodos de conservação aos moradores.


Assim como os moradores em casas e os proprietários de imóveis comerciais, os edifícios e condomínios, na pessoa de seu sindico/administrador, procuram implantar todas as normas gerais de redução de consumo de água. Uma delas, especialmente em prédios antigos, é a manutenção, e se possível, a troca dos sistemas de válvulas de descarga por caixas acopladas em seus respectivos apartamentos, já que, é notória a diferença de consumo entre uma e outra.


Conforme estudos, a válvula instalada na parede consome cerca de 12 litros de água a cada acionamento. Já a da caixa acoplada, cerca de 7 litros. Em um condomínio de 100 apartamentos, a economia mensal pode chegar a 150.000 litros.


Hoje existe a válvula de duplo acionamento, que permite utilizar menor vazão de água, em geral para limpeza de resíduos líquidos, e o de maior vazão, para limpeza de resíduos sólidos. Esse sistema faculta que o consumo a cada descarga seja entre 3 e 6,8 litros, na caixa acoplada. O sistema de duplo acionamento existe, também, para válvulas de descarga, instaladas na parede do banheiro do apartamento, o que possibilita maior economia nessa modalidade de limpeza de vasos sanitários.


A escolha do morador/proprietário, sobre qual tipo de válvula utilizar em seu imóvel vai depender da sua prioridade. A melhor escolha para a economia e maior facilidade de manutenção é a caixa acoplada com duplo acionamento, já que, além do menor consumo de água, em caso de manutenção, os equipamentos estarão na caixa acoplada, e assim, fica mais fácil e rápido, qualquer conserto necessário.


A opção mais bonita é a válvula que pode ser de duplo acionamento, entretanto, consome mais água e sua manutenção pode ser mais complicada, visto estar instalada na parede, junto ao encanamento. Essa é também, uma opção para quem não deseja perder espaço no banheiro/lavabo do seu apartamento, já que o vaso sanitário poderá ser menor.


Beleza, economia, praticidade na manutenção, espaço utilizado pelo vaso sanitário etc. Para o condomínio, a opção será sempre a de menor consumo de água. Já o condômino/morador poderá avaliar melhor suas preferências e necessidades, sem se esquecer das necessidades do planeta.



2.976 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page