Vantagens da manutenção preventiva da tubulação do Condomínio.

Atualizado: Mar 31

A manutenção preventiva da tubulação é interessante economicamente, pois casos emergenciais são muito críticos, por isso o preço da solução é bem mais alto.

Tubulação - Administradora Condomínio
Manutenção Preventiva na Tubulação

A escolha por viver em um condomínio edilício, é tomada muitas vezes, levando em conta os muitos benefícios, que o proprietário e sua família poderão usufruir, nos quais os principais estão ligados à segurança (controle de acesso, câmeras, vigilantes, etc.) e à estrutura da área comum (academia, piscina, salão de festas, etc.). Porém, quando o assunto é a tubulação do edifício, problemas como entupimentos e vazamentos assustam as pessoas que estão acostumadas a viver mais isoladas em suas casas. Quando se mora em uma casa, e há um entupimento ou vazamento, basta ligar para uma desentupidora ou encanador e o assunto está encerrado. Para quem mora em um edifício dentro de um condomínio o processo é mais demorado e problemático, e o mesmo vale para condomínios comerciais.


O primeiro passo começa em encontrar o responsável pelo problema, para que o mesmo arque com os custos da solução. Se a origem do problema está localizada na coluna de distribuição de água e esgoto o condomínio é responsável, quando a causa deriva a partir do ramal de uma das unidades, o proprietário dela tem obrigação de solucionar a questão. Se o responsável não for identificado, e se prontificar a resolver o assunto, muitos os condôminos podem permanecer dias com a tubulação entupida. Há casos em que o entupimento de uma única unidade gera transtornos para todos os moradores do condomínio.


É recomendável que o assunto de futuros entupimentos seja discutido de forma preventiva nas assembleias condominiais, para acelerar a resolução do problema na sua eventual ocasião. É importante que ele seja levantado e debatido antes que o problema ocorra, para evitar que o mesmo demore para ser sanado. A comunicação entre os condôminos é fundamental, para agilizar a transmissão de informação no caso de entupimentos. É importante que todos os condôminos estejam à par do que está acontecendo, para não haver surpresa quando o serviço for efetuado.


A manutenção preventiva nas tubulações evita prejuízos em condomínios residenciais e comerciais, onde o entupimento de canos e caixas de esgoto causa incômodos e perdas financeiras. Tanto em apartamentos como em escritórios, a utilização de ambientes como cozinhas e banheiros, é constante, com isso as chances de acumular dejetos e substâncias nos encanamentos é muito mais alta. A manutenção preventiva deve acontecer, principalmente, nas colunas de esgoto, pois infelizmente, muitos condôminos não têm a compreensão de evitar jogar lixo e detritos (papel higiênico, óleo de cozinha, frascos, embalagens, etc.) pelos ralos e vasos sanitários. Circulares e comunicados também ajudam nessa conscientização. O acumulo desses detritos ocasiona o entupimento e mau funcionamento das tubulações, onde uma única unidade pode compromete toda a tubulação do edifício. Em alguns casos o dano é tão grande, que há a necessidade da realização de uma raspagem nas tubulações do último andar do prédio até a rua, causando um alto custo para o condomínio.


Para solucionar eventuais contratempos, é recomendado que se faça a manutenção preventiva das tubulações, canos e caixas de esgoto, a cada 6 meses. A limpeza regular evita, vazamentos, alagamentos, entupimentos, mau cheiro, transbordos ou surpresas indesejadas em períodos inoportunos, que prejudicam a rotina e o dia a dia do condomínio. Nos edifícios residenciais e comerciais, o processo de manutenção preventiva envolve a limpeza dos ramais das unidades autônomas, as caixas de gordura e de esgoto, além do poço de recalque. Ações como hidrojateamento e a raspagem com sonda elétrica, são mais utilizadas em fábricas, bares e restaurantes.


O ideal é contratar uma empresa especializada e idônea, para realizar tal procedimento periodicamente, reduzindo assim, a probabilidade de surpresas indesejadas. Uma opção muito utilizada, é a negociação de um pacote que engloba a limpeza das caixas d’água, a dedetização das áreas comuns e a manutenção das tubulações do condomínio. Investir na prevenção é economicamente mais interessante, do que se preocupar apenas com casos emergenciais, pois os mesmos costumam apresentar casos muitos críticos nas tubulações, por isso o preço da solução é bem mais alto.